Preenchimento
O que é?
Preenchimentos servem para amenizar rugas, sulcos e reposição de volume.
Com o passar do tempo vão acontecendo diversas alterações que geram as manifestações físicas do envelhecimento. Na pele ocorre perda da elasticidade, aparecimento de manchas, e rugas. Nos tecidos moles e osso, ocorre reabsorção e/ou deslocamento. Os preenchimentos conseguem intervir em quase todas essas camadas, amenizando os sinais do envelhecimento.
Como agem os preenchedores?
Os preenchedores podem ser aplicados na derme, subcutâneo e acima do osso. Sua função aumentar o volume daquele local, amenizando sulcos , rugas e reposicionando estruturas.
http://resella-pharmaceuticals.com/blog/how-to-use-hyaluronic-acid-dermal-fillers/
Quais substâncias são utilizadas em preenchimento?
Muitos preenchedores foram desenvolvidos nas últimas duas décadas, cabendo ao médico a decisão por qual tipo utilizar dependendo do efeito e local tratado.
Eles são divididos em preenchedores permanentes e não permanentes:
Permanente
Os mais comuns são o Polimetilmetacrilato (PMMA) e os Hidrogeis de polímero (Gel de Poliacrilamida).
São tratamentos que tem algumas indicações específicas, mas vem caindo em desuso devido a efeitos adversos graves, dificuldades de retirada e resultados inestéticos.
Não Permanentes
Ácido polilático(Sculptra): São produtos de polímeros biodegradáveis sintéticos, utilizados em fios de sutura absorvíveis. São degradados por hidrolise ou por fagocitose.
É aplicado na derme média e subcutâneo. Possui efeito dermoestimulador e deve ser aplicado em 3 sessões com espaço mensal. Sua duração é entre 18-24 meses.
Hidroxiapatita de cálcio(Radiesse): Inicialmente utilizada como implante para reposição óssea, essa substância é encontrada em nosso organismo, assim dificilmente causa reações inflamatórias. Embora tenha componente de cálcio, não se tora endurecida, mas é radiopaca, podendo interferir em exames radiológicos. O produto fica palpável por dois a três meses, após aplicação, sendo incorporado a colágeno novo após esse tempo. É aplicado no subcutâneo ou intramuscular, devido a sua viscosidade. Sua duração esperada é de 2 a 5 anos.
Gordura autóloga: Utilizado há mais de 100 anos, passou por períodos de maior e menor utilização. A manutenção do volume injetado pode estar relacionada com a idade do individuo, grau de envelhecimento, bem como a técnica do implante. É um preenchimento barato, de fácil obtenção, e quase sem efeitos colaterais.
Ácido Hialuronico: Atualmente são os produtos mais utilizados e estudados em nosso meio. São a maioria dos produtos comercialmente disponíveis, com maior variabilidade de propriedade físico químicas.
É um polissacarídeo, componente da matriz intercelular, presente tanto em homens quanto em outras espécies. Sua função está relacionada a capacidade de reter água fora das células, participando da homeostase cutânea.
Com intuito de diminuir sua degradação pesquisadores desenvolveram métodos de ligações cruzadas (Cross-linking) chamados de BDDE, DVS ou formaldeído. Esse processo é capaz de alterar suas propriedades físico químicas.
Atualmente há uma grande tendência em diferenciar os produtos. Novas formas de produtos com intuito de melhorar a resposta terapêutica tem surgido como: Lidocaína para efeito anestésico, dextranomero para estimular neocolagenese, manitol com ação antioxidante.
Há diferentes técnicas de aplicação propostas, com intuito de prolongar a duração e melhorar os resultados.
A escolha do produto leva em conta suas características, bem como local a ser tratado, e expectativa do paciente.
Quais as indicações de preenchedores?
Sulco nasogeniano (Bigode Chinês)
Com o envelhecimento cutâneo, perda de gordura, e aumento de flacidez nas bochechas o sulco nasogeniano começa a ficar aparente. Os preenchedores conseguem repor volume e reposicionar estruturas neste local com melhora.
https://www.researchgate.net/figure/228113870_fig4_Figure-1-Merz-Nasolabial-fold-severity-scale7
Região Malar (Macã do rosto)
Essa região pode apresentar diminuição de volume devido a região óssea insuficiente, reabsorção óssea da idade e ou absorção das bolsas de gordura. Preenchimento consegue retomar o volume e reposicionar estruturas.
Olheiras
Com a idade, o próprio movimento das pálpebras vai deixando o sulco naso palpebral (linha que se forma entre a pálpebra e o nariz ) aparente. Nestes casos o preenchimento pode ser indicado com bons resultados.
http://clinicalgate.com/lid-cheek-blending-the-tear-trough-deformity/
Lábios
É possível melhorar a delimitação dos lábios, invertê-lo (girar para fora) e aumentar seu volume.
http://www.epainassist.com/articles/lip-augmentation
Linha da Mandíbula
O preenchimento do angulo da mandíbula e da linha da mandíbula é indicado para a recuperação do contorno facial perdido durante o processo de envelhecimento. A seleção ideal de pacientes inclui indivíduos com flacidez e perda de leve a moderada do contorno facial. Em homens pode reforçar uma região que expressa virilidade.
Dorso das mãos
O envelhecimento do dorso das mãos é caracterizado por perda da elasticidade, flacidez e atrofia do subcutâneo. Com o envelhecimento ocorre diminuição o do subcutâneo e as veias se tornam aparentes.
http://www.transformmdspa.com/hand-rejuvenation/
Como é feito o preenchedor?
Se aplica o produto ou gordura na derme superficial, derme profunda, subcutâneo, camada muscular ou acima do osso.
A aplicação pode ser realizada com cânula sem ponta ou agulha fina.
http://resella-pharmaceuticals.com/blog/how-to-use-hyaluronic-acid-dermal-fillers/
O procedimento é doloroso?
A introdução da agulha ou cânula na pele e a expansão do produto pode ser doloroso. Para amenizar pode ser utilizado anestésicos tópicos (cremes) ou anestésicos infiltrativos (pequena injeção).
Como a pele fica após o procedimento?
Após o preenchimento podem acontecer algumas reações como inchaço, vermelhidão, dor, coceira, descoloração ou alteração de sensibilidade no local do implante. Essas alterações desapareceram em um ou dois dias na pele e após 1 semana em lábios.
Pode ocorrer hematomas que demoram alguns dias para desaparecer.
Quais os cuidados após o preenchimento?
Evitar tocar na área tratada nas 6 horas seguidas as aplicações. Depois desse período você poderá aplicar maquiagem e lavar com água e sabão.
Não exponha a área tratada a calor ou frio intenso até que o inchaço e o vermelho terem desaparecido.
Quem pode fazer o preenchimento?
Os preenchedores são indicador quando há área a ser reparada, não havendo restrição de idade para seu uso. Eles são contra indicados se a pessoa tiver infecções no local de aplicação, alergia ao preenchedor, alergia a lidocaína (anestésico), doenças autoimunes e imunossupressão.
Existe restrição de idade para realizar o preenchimento?
Não existe restrição de idade, desde que respeite uma boa indicação.
Quanto tempo dura o efeito?
Depende de qual preenchedor for utilizado
- Ácido Polilático- 18-24 meses.
- Hidroxiapatita de Cálcio- Duração de 2 a 5 anos.
- Ácido Hialuronico- 1 a 1,5 anos.
O que pode dar errado com preenchedores?
Há alterações imediatas que são esperadas como discreto inchaço, vermelhidão, dor discreta, coceira, alteração de sensibilidade, hematomas pequenos. Tais alterações se espera que melhorem em poucos dias sem tratamentos.
Há descrições felizmente mais raras de efeitos adversos como inchaço que permanece, vermelhidão permanente, aumento de cor da pele, infecções, herpes, reação de granuloma, corpo estranho, necrose por injeção intravascular. Se algo do tipo acontecer, deve ser comunicado imediatamente ao médico para instituir tratamento
Qual o custo do procedimento?
O uso de preenchedores envolve o custo de materiais e os honorários médicos.
São utilizados os preenchedores (alto valor agregado), cânulas, anestésico, gaze, antisséptico.
O honorário médico envolve os custo do local onde se trabalha, além do valor da experiência e formação profissional.
Custos adicionais podem incidir?
Normalmente não ocorrem. Só se houver algum efeito colateral não esperado.
Sugestão de leitura complementar
https://www.juvederm.com
http://www.restylane.com/pt-BR/Brasil/O-que-e-Restylane/
http://emervel.com
Fontes
- Tratado de Cirurgia Dermatológica Cosmiatria e Laser- SBD
- Funt D, Pavicic T. Dermal fillers in aesthetics: an overview of adverse events and treatment approaches. Plastic Surgical Nursing. 2015 Jan 1;35(1):13-32.