Ledterapia / Terapia Fotodinamica / Bioestimulação
A Ledterapia, também conhecida por terapia fotodinâmica ou bioestimulação, é uma técnica que utiliza a luz emitida por diodos (led), para corrigir, modular ou recuperar as funções fisiológicas da pele.
Quando aplicado sobre a pele, o LED atua em nível celular, ativando alguns fotorreceptores das células e promovendo um aumento do metabolismo celular, através de reações fotoquímicas causadas pela penetração da luz nos tecidos cutâneos.
Com isso, é possível favorecer a formação do colágeno e inibir a produção de colagenase, enzima que destrói as fibras de colágeno. Assim, a ledterapia aumenta a elasticidade e firmeza da pele, reduz rugas e linhas de expressão, nutre e rejuvenesce a pele.
Os LEDs são ondas de energia que podem ser de diversos comprimentos, mudando também sua coloração. Os mais utilizados são:
- LED azul (420- 490 nm):este LED é bastante eficaz no tratamento de pele acneica por suas propriedades bactericidas, combatendo bactérias da superfície da pele. Também pode ser utilizado no tratamento de dermatite seborreica e foliculite.
- LED verde (515- 570 nm):inibe os melanócitos que promovem a hiperpigmentação cutânea;
- LED âmbar (590 nm):promove a síntese de colágeno e elastina, melhorando a elasticidade das suas fibras e protegendo-as de rupturas. Além disso, aumenta a microcirculação, estimula o metabolismo celular e melhora a hidratação tecidual;
- LED vermelho (620 nm):possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes que atuam na prevenção de queloides, além de estimular a liberação de substâncias endógenas vasodilatadoras de forma natural, melhorando a microcirculação sanguínea. Também pode usada para tratar queda capilar.
- Infravermelho (808nm): Elanão é visível nem tão intensa, mas, como possui maior comprimento de onda, atinge camadas mais profundas da pele, favorecendo o metabolismo celular.
A ledterapia apresenta diversas vantagens se comparada com outros tratamentos estéticos, como os que usam laser, por exemplo. Conheça algumas:
- É uma terapia não-ablativa (não danifica as camadas da pele) e atérmica (não gera calor excessivo);
- É indolor e segura;
- Pode ser aplicada em todas as faixas etárias e tipos de pele;
- Pode ser aplicada em qualquer parte do corpo;
- Possui um tempo de aplicação menor se comparado ao laser;
- Não possui efeitos colaterais;
- Não deixa a pele sensível ou irritada.
O tratamento com LED é feito com 4 a 10 sessões de 30 a 60 minutos, dependendo do objetivo do tratamento, e podem ser feitas duas ou três vezes por semana.