Gestação com qualidade de vida
Durante a gravidez, o corpo da mulher sofre diversas alterações, entre elas, a postura e a predisposição a dores e lesões de seu sistema musculo esquelético.
Devido ao crescimento uterino, há um deslocamento do centro de gravidade corporal para frente, alterando o equilíbrio da mulher e sua forma de andar. Essas alterações contribuem para o aumento da base de apoio dos pés e da lordose lombar, podendo ocasionar desconfortos nesta região.
A frouxidão ligamentar ocasionado por hormônio no período gestacional, são responsáveis por aumenta a mobilidade articular, podendo facilitar o processo de subluxações e disfunções articulares.
Embora as gestantes passem por todas essas alterações fisiológicas, os malefícios dessas mudanças podem ser evitados com um preparo corporal adequado para sua condição atual.
O Pilates é um método que aumenta a qualidade de vida da mulher durante a gestação, na preparação e facilitação do parto normal e do pós parto. Após a autorização médica para inicio das atividades, ele beneficia auxiliando no fortalecimento de toda musculatura e buscando a estabilização de todo sistema articular que se encontra alterado devido a frouxidão, mantem a biomecânica correta e impede futuras lesões.
Além da reabilitação para as mulheres que já estão com queixas ocasionadas pela gravidez, também previne a incontinência urinaria e distensão abdominal devido o fortalecimento da região do abdômen e do assoalho pélvico.
A respiração do Pilates aumenta a mobilidade da caixa torácica, promovendo a expansão respiratória e o relaxamento de corpo e mente, assim tornando ainda mais especial essa fase para futura mãe.