Dermatite de Contato
O que é?
É uma alergia causada por uma substancia entrando em contato com a pele. Os elementos responsáveis pela dermatite podem estar relacionados ao trabalho do paciente, cosméticos, hobbies ou outras atividades.
São divididas basicamente em duas categorias:
Dermatite irritante primário: É causada por substancias causticas que provocam dano tecidual direto na pele. As causas mais comuns são: Sabões, detergentes, desinfetantes, xampus, limpadores industriais, solventes, produtos ácidos ou básicos, óleo de corte, solventes orgânicos, agentes oxidantes, plantas, pesticidas, secreção de animais.
Dermatite de contato alérgica: Com a exposição frequente a uma substância, o sistema imune monta uma reação de reconhecimento. Assim quando ocorre nova exposição, uma série de reações ocorrem, gerando a dermatite onde o produto ficou em contato com a pele.
Sinais e sintomas
São dermatite caracterizadas por vermelhidão, inchaço, pequenas bolhas, saída de secreção, crostas e escamas. Tais problemas são acompanhados por coceira podendo ser frustra, moderada e grave. Pode ser uma lesão aguda(mais vermelha, com vesículas e secreção) ou crônica com espessamento da pele, saída de crostas.
Diagnóstico
O diagnóstico se faz com historia clínica (Inicio das lesões, numero de surtos, atividades ocupacionais, atividades habituais, hobbies e contato com químicos), quadro clínico(presença de eczema em locais de aplicação de agentes suspeitos), biopsia compatível, Patch test (exame com varias substâncias, que detecta a qual há reação montada).
Tratamento
O principal tratamento da dermatite é evitar o contato com a substância. O médico deve auxiliar o paciente na busca de qual produto está gerando o problema. Se for dermatite alérgica, o Patch test ajuda a identificar substancias e produtos suspeitos.
Para reduzira reação inflamatória, vários agentes tópicos podem ser utilizados como corticoides tópicos, pimecrolimos, tacrolimus. Se a reação for muito grave, pode ser utilizado corticóide oral , ciclosporina, metotrexate, fototerapia.
Fonte: Dermatologia Sampaio terceira edição.